Arredores
Há muito que fazer nos arredores da Terra dos Anjos. Na verdade, uma semana de férias é muito curta para ver tudo. Ir a https://www.centerofportugal.com/pt/
São Martinho do Porto (7 min)
São Martinho do Porto é tradicionalmente a praia de férias dos Lisboetas. Devido á sua baia única a praia é sempre acessivel a todos. Por isso mesmo a praia também é conhecida pela Praia das Crianças. Os pais têm tanto como os filhos para se entreterem. A vila tem uma grande variedade de restaurantes agrádaveis e de boa qualidade. Há mercados todos os dias e os passeios e as vistas são deslumbrantes.
No verão pode alugar uma barraca de praia onde tem espaço para guardar os seus pertences e ter a sua sombra protegida do vento se ele insistir em aparecer. Do lado norte da baia há o porto. A avenida marginal é cheia de vida e tem ligação ao passadiço que passa pelas dunas até Salir do Porto.
Durante as férias de verão é um pouco difícil estacionar em São Martinho do Porto. No entanto, não é um problema fora da época das férias.
Salir do Porto (5 min)
Terra dos Anjos fica 2,5 quilômetros a sul de Salir do Porto. Em Salir do Porto desagua o pequeno rio Tornada na baía de São Martinho do Porto. Há a maior duna do pais. Existem belas rotas para caminhadas e ciclismo. Salir do Porto tem vários restaurantes, supermercado, correios, estação de comboios, piscina exterior pública e claro, uma linda praia, onde pode utilizadar canas para pescar. Recomendamos o longo passadiço, que possibilita uma longa e bela caminhada ao redor da baía.
Foz do Arelho/lagoa (5 min)
A maior lagoa de água salgada da Europa.
Praia confortável com uma bela avenida marginal. Do outro lado da lagoa a praia de areia é muito sossegada.
O que fazer na lagoa: windsurf / kitesurf, vela, paddleboarding. Existe uma escola de vela e surf na lagoa.
Ir a http://escoladeveladalagoa.com/.
Pode caminhar ao longo da lagoa e observar os pássaros. Na primavera e no outono há flamingos. Também pode fazer um lindo passeio de barco na lagoa ou aprender a pescar. Existem muitos tipos de excursões na lagoa e ao redor dela. Ir a www.intertidal.pt.
Nazaré (20 min)
A mais famosa cidade do litoral da Costa de Prata. A praia principal da Nazaré encontra-se protegida do vento por uma falésia elevada, onde se situa o vizinho Sítio. No verão a praia é vigiada para que se possa nadar no oceano em segurança quando as condições são boas. Durante a época balnear há muitas barracas de praia que pode alugar para guardar os seus pertences e, se quiser, descansar na sua sombra. A Nazaré também é muito querida pelos próprios portugueses, que vêm passar os fins-de-semana e as férias de verão.
A praia grande de areia fina é espaçosa. Nos meses de verão organizam uma grande variedade de actividades para todas as idades.
A sul, em direção ao porto, a praia é quase deserta. Assim como a praia do Norte, a norte do Sítio, onde as ondas, na época delas, alcançam tamanhos imensos.
Recorde mundial de surf de ondas gigantes
A praia da Nazaré é longa e larga, um local ideal para descansar e divertir-se. Mas atenção: o mar é muito perigoso. O americano Garrett McNamara bateu o recorde mundial na Praia do Norte em janeiro de 2013: surfou uma onda de 23,77 metros! Já o alemão Sebastian Steudner é o recordista mundial. Apanhou uma onda de 26,21 metros na Nazaré em 2020!!. A recordista entre as mulheres é brasileira Maya Gabeira, que em 2020 surfou uma onda de 22,4 metros
Peniche/Ilha da Berlenga (40 min)
Paraíso dos surfistas
Dos dois lados de península de Peniche encontra várias praias muito procuradas pelos surfistas devido às grandes ondas.
Em Peniche pode também apanhar um barco para a Ilha da Berlenga. Onde pode mergulhar e nadar com os golfinhos. Peniche tem belas praias de surf e fica a 40 minutos de carro da Terra dos Anjos.
Óbidos (15 min)
Óbidos é uma vila fortificada, situada numa colina e totalmente rodeada por altas muralhas. Em outros tempos Óbidos estava situada à beira-mar, sendo portanto de importância estratégica, o que explica a sua localização elevada e as suas muralhas. Óbidos, que foi declarado monumento nacional na sua totalidade, é constituída por um labirinto de bonitas ruas com casas brancas, lojas e restaurantes. A muralha envolvente ainda está totalmente intacta, permitindo percorrer a pé a vila a toda a volta.
Produção artesanal de sal em Rio Maior (30 min)
“As Salinas de Rio Maior situam-se a cerca de 3 km do centro da cidade e encaixam-se num vale no sopé da Serra dos Candeeiros, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Classificadas como Imóvel de Interesse Público desde Dezembro de 1997, estas são as únicas Salinas interiores existentes em Portugal, e as únicas que se encontram em pleno funcionamento na Europa. A primeira referência à sua existência data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a Pré-história.
Rodeadas de vinhas e terras de cultivo são consideradas como uma maravilha da natureza, uma vez que o oceano fica a 30 km. O sal é vestígio da presença do mar em épocas remotas. A água, cerca de sete vezes mais salgada que a água do mar, provém de um poço, após passar por uma jazida de sal-gema.”
Ir a https://www.turismoriomaior.pt/
Fátima (45 min)
Um dos maiores locais de peregrinação do mundo. Quer seja um crente ou não, este lugar é absolutamente impressionante.
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (40 min)
Grutas interessante e espetaculares e um bom sitio para mountain-bike.
No parque natural Serra d’Aire e Candeeiros pode visitar várias grutas. As grutas são muito bem iluminadas em alguns lugares. Também acolhe regularmente exposições.
Existem várias localizações, nomeadamente: Grutas Alvados / San Antonio, Grutas da Moeda, Grutas Mira d’Aire. Este último ganhou o prémio ‘Maravilha Natural de Portugal’.
Há também um parque aquático. Ir a http://www.grutasmiradaire.com/pt/9/parque-aquatico
World Heritage/Unesco
5 dos 14 monumentos do Património Mundial da UNESCO portugueses podem ser encontrados aqui perto:
Mosteiro de Alcobaça. (30 min. de carro, e o maior museu do vinho de Portugal também está lá)
Mosteiro da Batalha. (45 min. de carro)
Paisagem cultural de Sintra com vários belos palácios, castelos e outros monumentos. (1.10 horas de carro)
Castelo dos Templários de Tomar. (1.15 horas de carro)
Universidade de Coimbra. (1.12 horas de carro, e Conímbriga, a povoação romana mais bem preservada de Portugal)
Além disso, existem na ‘Lista Provisória’, sítios que foram nomeados para serem incluídos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Como, entre outros:
Centro histórico de Santarém. A cidade do Românico (43 minutos de carro)
Palácio de Mafra, Mosteiro e Campo de Caça Real. (50 minutos de carro)
http://www.visit-sao-martinho-do-porto.com/pt/